SINDCARGAS na RecordTV Campinas: Fortalecendo a conscientização sobre segurança no trânsito.

Recentemente, nosso presidente, Paulo Vicente, teve a oportunidade de participar de uma reportagem na TV Thathi Campinas, afiliada da RecordTV. Essa é uma grande conquista para o nosso sindicato, pois nos permite ampliar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.

Durante a entrevista, nosso presidente Paulo Vicente teve a oportunidade de destacar a preocupação do SINDCARGAS em relação aos acidentes que podem ocorrer com os motoristas de carga. Ele abordou especificamente algumas das principais causas desses acidentes, como o uso de celular ao volante, a falta de descanso adequado, a desatenção e a falta de manutenção dos veículos.

Um dos principais fatores que contribuem para acidentes envolvendo motoristas é o uso do celular ao volante. Sabemos que a tecnologia avançou rapidamente nos últimos anos e se tornou uma parte inseparável de nossas vidas. No entanto, é crucial lembrar que a utilização do celular enquanto dirigimos coloca em risco não apenas a nossa segurança, mas também a de outros usuários das vias. Evitar ligações, mensagens e até mesmo o manuseio do aparelho durante a condução pode fazer toda a diferença.

Outro fator de risco é a falta de descanso adequado. Sabemos que o trabalho de motorista muitas vezes exige longas horas na estrada, mas não devemos negligenciar a importância do descanso regular. A fadiga afeta nossa concentração, reflexos e tomada de decisões, tornando-nos mais propensos a cometer erros que podem levar a acidentes. Respeitar os limites de jornada de trabalho e fazer pausas para descanso é fundamental para manter nossa segurança e a de todos ao nosso redor.

A desatenção também é uma grande causa de acidentes. Durante a direção, devemos estar plenamente concentrados no tráfego e nas condições da via. Distrações, como conversas excessivas com passageiros, ajustes no sistema de som, alimentação ou até mesmo se perder em pensamentos, podem ter consequências graves. É importante manter a mente focada no que está acontecendo ao nosso redor e reagir rapidamente a qualquer situação de perigo.

Além disso, a falta de manutenção adequada do veículo também pode resultar em acidentes evitáveis. Manter os veículos em bom estado de conservação é responsabilidade de cada um de nós. Realizar revisões periódicas, checar os freios, pneus, luzes, limpadores de para-brisa e outros itens de segurança é essencial para garantir um desempenho confiável do veículo e evitar problemas que poderiam causar acidentes. Se a empresa onde você trabalha não está se comprometendo em fazer as manutenções corretamente, nos avise imediatamente que faremos tudo ao nosso alcance para resolver este problema. Não coloque sua vida e de outras pessoas em risco!

Lembramos também que existem outros fatores de risco que devemos sempre ter em mente. Condições climáticas adversas, como chuva intensa, neblina ou pista escorregadia, exigem maior cautela e adaptação da nossa condução. O respeito às leis de trânsito, como os limites de velocidade e a sinalização, é fundamental para evitar colisões e preservar vidas.

Quando saímos para viajar, alguém sempre fica esperando nosso retorno. Como disse nosso presidente: “Nunca deixe alguém pra sempre esperando.”